quinta-feira, 19 de março de 2009

Comunicação e Marketing pesquisa preferência do consumidor

Os alunos de Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing, do curso de Comunicação e Marketing querem saber os critérios de escolha da marca de combustível pelo consumidor. Foi proposta a eles uma pesquisa de mercado, para conhecer o perfil do consumidor, descobrir como ele escolhe o combustível e qual a marca de sua preferência.
A atividade mobilizou os alunos, que puderam viver na prática o que estão aprendendo nas aulas.
Organizados em grupos eles realizaram o levantamento de campo, em especial na zona leste.
Os resultados revelaram que qualidade e marca são os critérios que motivam o consumidor na escolha do combustível. A mais citada pelos entrevistados foi a BR, da Petrobrás.

Alunos visitam agência de Publicidade

Alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária visitaram a agência Lew Lara\TBWA, localizada na Vila Olímpia, no dia 17 de março. Os alunos conheceram as instalações e vivenciaram a rotina de uma Agência de Comunicação. Entre os clientes da agência destacam-se Banco real, Bosch, Cultura Inglesa, Schincariol, e Fundação Roberto Marinho.




Veja entrevista sobre Economia Criativa

O professor Juarez Tadeu de Paula Xavier, diretor do Curso de Comunicação Social da Universidade Cidade de S. Paulo, fala sobre Economia Criativa, que envolve a imaginação, criatividade e inovação no mercado econômico.
Em entrevista, ele fala do tema do Painel de Tendências que este ano aborda Mídia Radical e Economia Criativa no Brasil e na cidade.

Saiba mais:
http://www.agenciadecomunicacao.blogspot.com/



Grafiteiro é entrevistado na Universidade

O grafiteiro Valdemir Pereira Cardoso compareceu à Agência Universitária de Comunicação e Notícias da Universidade Cidade de S. Paulo e falou sobre o seu grupo, o OPNI, e os trabalhos realizados no Canadá, Argentina e Chile.
Ele contou da participação do OPNI no projeto São Mateus em Movimento, ação cultural que visa mostrar a identidade do bairro por meio de arte com exposições fotográficas, vídeos, literatura e outras formas de expressão artística.
A entrevista aconteceu dia 11 de março e foi gravada no Laboratório de Rádio e filmada por celular, mídia 100% interativa com crescimento de 45,92% no Brasil em 2008 segundo dados do Internet Pop.

Quem quiser acompanhar o trabalho do OPNI, acesse os sites:
http://www.grupoopni.blogspot.com/
www.flickr.com/photos/opni




Doação de sangue para ex-aluno

Alex Barbosa Medeiros ex-aluno do curso de Comunicação Social está com leucemia. Ele se encontra na U.T.I do Hospital Jaraguá e necessita urgentemente de doação de sangue de qualquer tipo sanguineo.
As doações devem ser feitas em nome de: Alex Barbosa Medeiros.
Hospital Bandeirantes Rua: Barão de iguape,212- liberdade
Locais para doação:
Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2.468 – Vila Olímpia – São Paulo
Tel: (11) 3660-5972
Horário: 2ª a 6ª, das 8h00 às 16h00

Hospital Bandeirantes/Hospital Glória
Rua Barão de Iguape, 212 – 2º andar
Horário 2ª a 6ª, das 8h00 às 16h00

Hospital Santa Marina
Av. Cidade de Bagdá, 505 – Vila Santa Catarina
São Paulo – Tel: (11) 3660-5970
Horário: 2ª a 6ª, das 8h00 às 16h00

Hospital Brasil
Rua Votuporanga, 115 – Vila Dora – Santo André
Tel: (11) 3660-5981
Horário: 2ª a 6ª, das 8h00 às 16h00
Sábado, das 8h00 às 12h00

Hospital Carlos Chagas
Rua Coronel Portilho, 76-Centro – Guarulhos
Tel: (11) 3660-6040
Horário: 2ª a 6ª, das 8h00 às 16h00

www.hemocentrosaolucas.com.br

terça-feira, 17 de março de 2009

Comunicação Social traz Economia Criativa para a sala de aula

O curso de Comunicação Social da Universidade Cidade de S. Paulo aderiu de vez à Economia Criativa, cujos conceitos estão sendo aplicados nos projetos dos cursos. No grupo de pesquisa "Laboratório de Observação de Mídias Radicais", além das linhas de pesquisa em Mídia Radical e em Pesquisa de Opiniao, há uma linha de pesquisa voltada especificamente para a análise da economia criativa na cidade.
Neste primeiro semestre, o Painel de Tendências em Comunicação, os alunos debaterão mídia radical e economia criativa com professores, profissionais e atores sociais especialmente convidados. Para não ficar por fora, vale ampliar as pesquisas sobre o assunto desde já. Você sabe o que é Economia Criativa?
Segundo o inglês John Howkins, autor de "The Creative Economy", integram a Economia Criativa as atividades nas quais indivíduos exercitam a sua imaginação e exploram seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. Neste campo, incluem-se produções audivisuais, edição, televisão, rádio, processos de produção e difusão da informação em plataformas digitais,, propaganda, design, artes visuais, mercado da artes e mercado de produtos culturais e muito mais.
Fonte: www.economiacriativa.com

Ingressantes a todo vapor

Os alunos ingressantes de Comunicação e Marketing, Design Gráfico e Produção Publicitária não param. No dia 4 de fevereiro - terceiro dia de aula -, em meio às boas-vindas desenvolveram uma mini-campanha para o Guaraná Jesus, tradicional refrigerante maranhense que tenta abrir espaço no mercado do Sudeste. O trabalho foi coordenado pela professora Maria Bernardete Toneto e constou de criação de slogans, arte e rótulos e de uma pesquisa de opinião.
Nos dias 16 e 17, nova atividade: uma pesquisa de observação da comunicação desenvolvida nas lojas do Mc'Donalds do Shopping Penha, seguida de análise conceitual a partir da exibição do documentário "Super Size Me". Na próxima semana haverá outra atividade extra-sala: um trabalho de observação dirigida nas ruas e centro comercial e de lazer do Tatuapé.


quinta-feira, 12 de março de 2009

Agência e Medicina firmam parceria em jornal

A Agência Universitária de Comunicação e Notícias e os alunos de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo fazem parceria para a publicação do jornal “Synapsis”, periódico direcionado aos estudantes de Medicina. O resultado do projeto sai em março, com a primeira publicação editada pelos cursos.


Comunicação Social trará Economia Criativa para a sala de aula

O curso de Comunicação Social da Universidade Cidade de S. Paulo vai utilizar a economia criativa nos próximos projetos direcionados aos alunos. A partir do Simpósio de Comunicação que começa dia...de março. O tema já foi pauta de vários congressos internacionais e será discutido em sala de aula. E você, sabe o que é Economia Criativa?
segundo o autor inglês John Howkins no livro “The Creative Economy”, são atividades nas quais indivíduos exercitam a sua imaginação e exploram seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos