terça-feira, 16 de março de 2010

Mas o que é a Geração Y?

Ao longo dos anos, cada época foi e será marcada por acontecimentos históricos, sejam eles bons ou maus. Com isso novas gerações surgem com características e peculiaridades diferentes e isto implica na forma de como vivem, trabalham, se relacionam e consomem. Através da caracterização das gerações é possível identificar e entender o contexto em que elas se encontravam e como isso reflete em seu comportamento. Por exemplo, os Baby Boomers são aqueles que nasceram no mundo pós-guerra, no período de 1943 a 1960, para essa geração a autoridade parece não confiável e, quase sempre, totalmente errada. Os filhos dos Baby Boomers, a Geração X, são os nascidos entre 1961 a 1981, foi primeira a obter duas rendas familiares e a desvantagem de maior ausência dos pais. Ao mesmo tempo que as mães ingressavam no mercado de trabalho, o número de divórcios cresceu bruscamente, sendo o maior de todos os períodos da história .

Porém, a geração que tem sido constantemente discutida é a Geração Y ou Geração Millennials, um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980. Desenvolveram-se em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Segundo estudos, não gostam de ficar por muito tempo em qualquer compromisso, fazem tarefas múltiplas, viajam pela Internet, comunicam-se por e-mail, pelos seus Blackberrys (computadores de mão), ao mesmo tempo em que falam nos celulares enquanto conversam online.

Eles são jovens, espertos e ousados. Gostam de trabalhar, mas não deixam o trabalho dominar suas vidas, não esperam permanecer no emprego ou na carreira, por muito tempo. Segundo Bruce Tulgan , o fundador de New Haven, CNN, baseado no Rainmaker Tinking, que estuda a vida juvenil, diferente das gerações que se foram antes deles a Geração Y, tem sido cuidada, nutrida e programada com inúmeras atividades desde bebês. Isso significa que eles são ao mesmo tempo voltados para alto desempenho, e alta manutenção, diz Tugan – “Eles também acreditam no seu próprio valor”. No mercado de trabalho, acreditam no seu autovalor e valorizam-se suficientemente, não sendo tímidos quanto a tentar trocar as empresas para quem trabalham.

Os novos integrantes da força de trabalho são geralmente hábeis e seguros, quando diz respeito a dinheiro e poupança. Eles se preocupam com benefícios de planos de aposentadoria, pois sabem da insegurança financeira que baseou as gerações anteriores, pela época de desemprego e falências. Pesquisas realizadas pela empresa NY – Diversified Investment Advisors apontam que 37% deste grupo pretende começar a poupar para a aposentadoria antes de chegar aos 25 anos, 46% já trabalham e para 49% dos jovens os benefícios da aposentadoria são importantes fatores na escolha do emprego. Entre a Geração Y, 70% contribui para seu plano de aposentadoria.

Este grupo tem se tornado o público-alvo do consumo de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender esta nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e que busca por inovações.

Ellen Velozo Aguiar de Oliveira
Fontes:
http://www.kairosnet.com.br/jobjump/ger_y.html. Acesso em 12 de outubro de 2009.
Livro: A Organização do Futuro

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